O envelhecimento é um processo natural que vai acontecendo com o tempo e não pode ser revertido, mas ele se manifesta de maneiras diferentes em cada pessoa, sendo influenciado por fatores biológicos, psicológicos e sociais.
Fatores intrínsecos incluem: genética, alterações no sistema musculoesquelético, mudanças cardiorrespiratórias, modificação na composição corporal, entre outros. Já os fatores extrínsecos englobam: hábitos alimentares, histórico de lesões, prática de exercícios físicos, nível de estímulo cognitivo, estilo de vida etc.
O processo de envelhecimento é naturalmente acompanhado por um declínio das funções biológicas de vários órgãos, como a redução do fluxo renal, do débito cardíaco, da tolerância à glicose, da capacidade pulmonar vital e da imunidade celular. Com o tempo, as células perdem parte de sua capacidade de divisão, renovação e regeneração.
O processo de envelhecimento pode ser classificado em duas categorias principais:
– Senescência ou senectude: um envelhecimento saudável, com perdas fisiológicas mínimas. Neste caso, o organismo envelhece de forma equilibrada, mantendo suas funções de maneira satisfatória.
– Senilidade: envelhecimento patológico que leva a deficiências funcionais marcantes, atingindo, especialmente, as funções relacionadas com a capacidade intelectual do indivíduo.
Em resumo, o envelhecimento não é simplesmente o passar dos anos, mas o efeito que o tempo exerce sobre nosso corpo. Todos nós envelhecemos, mas a grande questão é: como envelhecer de forma saudável e bem-sucedida?
Veja 10 condutas que devem ser consideradas ao longo da vida para atingir um envelhecimento saudável:
1. Atender às necessidades básicas, como segurança financeira, moradia e segurança pessoal.
2. Manter o cérebro ativo: aprender coisas novas, aprimorar as suas habilidades, aplicar os seus conhecimentos e solucionar problemas.
3. Atividade física, especialmente para manter a força, já que ela está ligada à capacidade funcional, longevidade, saúde mental e à prevenção da depressão.
4. Construir e manter bons relacionamentos.
5. Garantir nutrição adequada.
6. Manter atualizado o calendário vacinal.
7. Fazer as consultas médicas regulares, com exames adequados para a idade e revisão dos remédios de uso contínuo para tratamentos de saúde.
8. Evitar a auto-medicação.
9. Corrigir perdas sensoriais.
10. Contribuir para a comunidade: aprendendo, educando e convivendo. Envolver-se em atividades sociais e culturais.
Envelhecer saudável é desenvolver e manter a capacidade funcional que permite o bem-estar na idade avançada.



